quinta-feira, 14 de março de 2013

3. HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AOS MEMBROS DE UMA EQUIPE (Aula 03)


3. HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AOS MEMBROS DE UMA EQUIPE  (Aula 03)            

A abordagem holística, é baseada no conceito de Hólos, termo grego que significa “inteiro”, “completo”. O membro de uma equipe é um SER INTEIRO, com sua individualidade, e é ao mesmo tempo PARTE DE UM TODO, a equipe, e apresenta duas propensões contraditórias: autoafirmação e integração, com as duas disposições ativadas intermitentemente . Como UNIDADE, direciona suas energias para desenvolver características próprias e afirma-se em concordância com a outras partes e contribuir para o funcionamento geral coordenado.

            Cada membro da equipe deve afirmar sua personalidade peculiar sempre que necessário e desejável e compartilhar com os outros membros o esforço cooperativo para resultados conjuntos. A alternância entre as duas tendências faz-se dentro de certos limiares julgados normais, adequados e oportunos em uma equipe saudável.

            Assim, pessoas que sejam diferentes, que enxergam até o que incomoda o líder, são de ajuda significativa.

LIDANDO COM AS DIFERENÇAS

            Lembramos que uma das principais diferenças entre os membros da equipe se refere aos valores e crenças das pessoas, suas visões do mundo e as motivações que conduzem a seus comportamentos. Nas palavras de Gareth Morgan[1], organizações são espaços nos quais existem interesse potencialmente diversos e conflitantes. Vamos listar algumas diferenças referentes ao caráter e ao temperamento e o que trazem de dificuldade e evolução dentro da própria equipe.

            Em síntese, se as equipes se multiplicam nas organizações, crescem as esperanças de que estas como um todo, possam operacionalizar a convergência harmoniosa dos opostos – auto-afirmação e integração, racionalidade e intuição, lógica e emoção, tecnologia e humanismo, razão e coração.

            Enfim, a formação de equipe leva os funcionários a fazer as coisas de uma maneira melhor. Equipes bem-sucedidas são o resultado de um planejamento ponderado e sério. A gestão por equipes é superior às demais formas tradicionais de administração.. Mas ela exige uma grande dose de esforço inicial. E o treinamento é uma tarefa sem fim.


Fonte: Maria do Carmo Nacif de Carvalho. Gestão Estratégica. LTC 2009


[1] Gareth Morgan é um Teórico Organizacional britânico, Consultor de Administração e professor Emérito da Universidade de York em Toronto, conhecido como criador do conceito da "Metáfora Organizacional" e autor do best-seller Imagens da Organização

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