1. HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AOS MEMBROS DE UMA EQUIPE (1a. AULA)
“Se segurarmos uma
tocha para que ilumine
o caminho dos
outros, não podemos evitar
que nosso caminho também se ilumine”
Bem Sweetland
O desenvolvimento de equipe é um processo educacional de
pessoas em grupo, e não termina nunca. As habilidades interpessoais aprimoradas capacitam cada pessoa a adaptar-se e participar
de forma efetiva em qualquer grupo. A equipe, como um todo, potencializa as
habilidades de seus membros para um efeito sinérgico ou energia conjunta. A
equipe desenvolvida caracteriza-se pela consolidação das habilidades interpessoais e de tarefa, constantemente praticadas no dia-a-dia, em busca de
integração interna e de trabalho.
Para que haja harmonia, crescimento e alto grau de
produtividade em uma equipe de trabalho, é importante ressaltar algumas
qualidades que devem estar presentes nos indivíduos e que, se não estão, devem
ser desenvolvidas. Entre elas podem citar: flexibilidade, empatia, comunicação
efiaz/reflexiva, consciência ética, consciência profissional e visão holística.
(GESTÃO ESTRATÉGICA. PG 102. LTC, 2009).
1.1 Flexibilidade.
Para mantermos o equilíbrio necessário
em qualquer produção devemos ser flexíveis, isto é, ter uma elasticidade interna sem com isso perder nossas características
essenciais. O mesmo deve ocorrer nas equipes de trabalho.
Determinismo e Liberdade são conceitos relativos. Na medida em que um sistema é
autônomo em relação ao seu meio ambiente, ele é livre; se depender dele, por
meio de interação contínua, sua atividade será influenciada pelo ambiente.
Uma equipe flexível incentiva seus
membros a assumir tarefas com mais em tusiasmo e a sentir que fazem parte da
organização. Em um sistema flexível, todos
têm seu valor reconhecido, apresentam
seus pontos de vista, são escutados e
contribuem para a resolução de
problemas.
1.2 Empatia
O conceito de empatia, muito
utilizado no momento mas pouco vivenciado, nos leva a compreender melhor a
necessidade de sermos flexíveis, pois devemos nos colocar no lugar do outro.
1.2 Comunicação
Eficaz/Reflexiva
Trabalhando
com seres humanos verificamos que o nosso principal instrumento de acesso ao
outro é a comunicação, seja ela verbal,
visual ou sinestésica, isto é, de contato.
Dentro de
uma equipe, a maioria dos problemas se converte em mau uso da comunicação.
Mal-entendidos, hostilidades, jogo de poder, tudo gira em torno de uma
comunicação deficiente. Por esse motivo, iremos abordar primeiramente como o
ser humano processa a mensagem recebida para depois respondê-la.
“A comunicação eficaz é aquela que garante os resultados
para os quais foi pensada ou planejada”
Blader & Grinder
Existem três tipos de filtros: individual, social e neurológico. Ou
seja, cada indivíduo filtra o estímulo de acordo com suas convicções
individuais, seus valores sociais e suas condições neurológicas.
Após filtrarmos a mensagem, há um
processamento interno, e cada indivíduo prioriza uma forma de representação de
acordo com suas características individuais. Por esta razão deve-se ter sempre
o cuidado de comunicar empaticamente como o outro recebe a mensagem que
pretendemos passaer.
De acorco com o conceito vigente, feedback é uma informação de retorno,
uma informação como resposta a algum estímulo, verbal ou não.
O feedbak bem-sucedido
apresenta:
1. Relação de confiança;
2. Exame conjunto (emissor e receptor analisam
juntos);
3. Controle emocional (emissor e
receptor);
4. Procura pelo adequado para substituir
o inadequado;
5. Repetição da fala do outro como
compreendeu;
6. Relato das ações sem julgar e/ou
generalizar;
7. Percepção dos sentimentos do outro;
8. Abertura para falar dos próprios
sentimentos.
A Conversação reflexiva, baseia-se na conscientização de todos
sobre os modelos mentais, e cada membro da equipe. Isto é, como interpreta,
generaliza, valoriza determinado assunto, observa os dados apresentados. Segundo
Peter Senge, “As pessoas precisam de
humildade para saber lidar com seu modelo mental, para compreender que
determinada visão é apenas uma visão pessoal e não jeito como as coisas são.”
Comunicar-se bem, significa conseguir “entregar” a mensagem a seu destinatário, pois esse é o
objetivo da comunicação.
Fonte: Carvalho, Maria do Carmo Nacif. Gestão Estratégica.
LTC 2009.
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