quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

1. HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AOS MEMBROS DE UMA EQUIPE (1a. AULA)



1. HABILIDADES INDISPENSÁVEIS AOS MEMBROS DE UMA EQUIPE (1a. AULA)
“Se segurarmos uma tocha para que ilumine
o caminho dos outros, não podemos evitar
 que nosso caminho também se ilumine”
Bem Sweetland

O desenvolvimento de equipe é um processo educacional de pessoas em grupo, e não termina nunca. As habilidades interpessoais aprimoradas capacitam cada pessoa a adaptar-se e participar de forma efetiva em qualquer grupo. A equipe, como um todo, potencializa as habilidades de seus membros para um efeito sinérgico ou energia conjunta. A equipe desenvolvida caracteriza-se pela consolidação das habilidades interpessoais e de tarefa, constantemente praticadas no dia-a-dia, em busca de integração interna e de trabalho.

Para que haja harmonia, crescimento e alto grau de produtividade em uma equipe de trabalho, é importante ressaltar algumas qualidades que devem estar presentes nos indivíduos e que, se não estão, devem ser desenvolvidas. Entre elas podem citar: flexibilidade, empatia, comunicação efiaz/reflexiva, consciência ética, consciência profissional e visão holística. (GESTÃO ESTRATÉGICA. PG 102. LTC, 2009).  

1.1 Flexibilidade.

Para mantermos o equilíbrio necessário em qualquer produção devemos ser flexíveis, isto é, ter uma elasticidade interna sem com isso perder nossas características essenciais. O mesmo deve ocorrer nas equipes de trabalho.

Determinismo e Liberdade são conceitos relativos. Na medida em que um sistema é autônomo em relação ao seu meio ambiente, ele é livre; se depender dele, por meio de interação contínua, sua atividade será influenciada pelo ambiente.

            Uma equipe flexível incentiva seus membros a assumir tarefas com mais em tusiasmo e a sentir que fazem parte da organização. Em um sistema flexível, todos têm seu valor reconhecido, apresentam seus pontos de vista, são escutados e contribuem para a resolução de problemas.

1.2 Empatia

            O conceito de empatia, muito utilizado no momento mas pouco vivenciado, nos leva a compreender melhor a necessidade de sermos flexíveis, pois devemos nos colocar no lugar do outro.

1.2 Comunicação Eficaz/Reflexiva

            Trabalhando com seres humanos verificamos que o nosso principal instrumento de acesso ao outro é a comunicação, seja ela verbal, visual ou sinestésica, isto é, de contato.
            Dentro de uma equipe, a maioria dos problemas se converte em mau uso da comunicação. Mal-entendidos, hostilidades, jogo de poder, tudo gira em torno de uma comunicação deficiente. Por esse motivo, iremos abordar primeiramente como o ser humano processa a mensagem recebida para depois respondê-la.
“A comunicação eficaz é aquela que garante os resultados
para os quais foi pensada ou planejada”
Blader & Grinder

Existem três tipos de filtros: individual, social e neurológico. Ou seja, cada indivíduo filtra o estímulo de acordo com suas convicções individuais, seus valores sociais e suas condições neurológicas.
Após filtrarmos a mensagem, há um processamento interno, e cada indivíduo prioriza uma forma de representação de acordo com suas características individuais. Por esta razão deve-se ter sempre o cuidado de comunicar empaticamente como o outro recebe a mensagem que pretendemos passaer.
De acorco com o conceito vigente, feedback é uma informação de retorno, uma informação como resposta a algum estímulo, verbal ou não.

O feedbak bem-sucedido apresenta:
1.      Relação de confiança;
2.       Exame conjunto (emissor e receptor analisam juntos);
3.      Controle emocional (emissor e receptor);
4.      Procura pelo adequado para substituir o inadequado;
5.      Repetição da fala do outro como compreendeu;
6.      Relato das ações sem julgar e/ou generalizar;
7.      Percepção dos sentimentos do outro;
8.      Abertura para falar dos próprios sentimentos.

A Conversação reflexiva, baseia-se na conscientização de todos sobre os modelos mentais, e cada membro da equipe. Isto é, como interpreta, generaliza, valoriza determinado assunto, observa os dados apresentados. Segundo Peter Senge, “As pessoas precisam de humildade para saber lidar com seu modelo mental, para compreender que determinada visão é apenas uma visão pessoal e não jeito como as coisas são.”

Comunicar-se bem, significa conseguir “entregar” a mensagem a seu destinatário, pois esse é o objetivo da comunicação.

Fonte: Carvalho, Maria do Carmo Nacif. Gestão Estratégica. LTC 2009.

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