sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TODO CONTEÚDO DA PROVA


1.     MUDANÇAS
1.1.    Desafio do Autoconhecimento e do Autodesenvolvimento
1.1.1. Ferramentas para:
1.1.1.1.              Iniciar uma autoanálise
1.1.1.2.              Identificar seu nível de motivação
1.1.1.3.              Como lidar com suas frustações
1.1.1.4.              Identificar os mecanismo de defesa que desenvolveu
1.1.1.5.              Refletir sobre o trabalho e o seu sentido para sua vida
O sucesso não acontece por casualidade. É fruto de esforço, da própria capacidade; entretanto, raramente se trata de uma conquista individual e solitária. Quase nunca se alcança um objetivo sozinho.
A situação está mais propícia hoje para pessoas de mentalidade global:
·         Veem mudança como oportunidades
·         Sentem-se à vontade com ambiguidades
·         Buscam continuamente estar abertas a si mesmas e aos demais
·         Repensam limites e examinam alternativas
·         Encontram novos significados, mudando sua direção e conduta
·         Usam o poder de forma construtiva
Conhecer a si próprio não é tarefa trivial, nem produto acabado, é um processo que não termina nunca.
Vivemos atualmente em uma era denominada pós-modernismo:  um sistema de valores que, diferentemente da ênfase exclusiva no crescimento econômico que caracterizou a sociedade industrial moderna, prioriza aspectos relacionados a um maior sentido de participação e qualidade de vida. Poderíamos dividir os valores emergentes em dois grupos:
O primeiro conjunto diz respeito ao desejo de maior participação pessoal, manifestado pelo exercício de direitos, deveres e responsabilidades; o segundo está relacionado à realização do potencial humano.
Ambos estão orientados para uma visão mais social e humanista que aponta para uma transformação pessoal, para um olhar voltado para dentro de si mesmo.
Uma história ilustrativa nos convida à reflexão:
Nasrudin, um misto de sábio e tolo, certo dia procurava alguma coisa no jardim e foi abordado por um vizinho.
--- O que você perdeu? Perguntou o vizinho.
--- Minha chave – respondeu Nasrudin
O vizinho então ajoelhou-se e começou a ajudá-lo a procurar. Passados alguns minutos,
o vizinho perguntou:
--- Onde a deixou cair?
--- Em casa – Respondeu Nasrudin.
--- E então por que você está procurando a chave aqui no jardim?
---Porque aqui tem mais luz – respondeu o sábio tolo.
                Semelhante a Nasrudin, quantas vezes procuramos fora a solução que está dentro de nós? É pertinente resgatarmos a sabedoria de Sócrates, que viveu cinco séculos antes de Cristo  e ensinava:  “Conhece-te a ti mesmo”, tal como escrito no Oráculo de Delfos.
2.       MOTIVAÇÃO
Definição: (Com as suas palavras):_________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exemplo de “coisas” que te motivam: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Explique estas escolhas éticas:
Competição e cooperação:_______________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dominação ou parceria:__________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quantidade e qualidade:_______________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Controle da população ou direito a vida:____________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Recessão ou estímulo ao  consumo:______________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MOTIVAÇÃO
É um processo interno às pessoas que se configura a cada momento, no fluxo contínuo da vida. Pode-se dizer que se trata de uma força uma energia que nos impulsiona a alguma coisa. É uma porta que se abre de dentro para fora. Ninguém motiva ninguém. Mas estímulos externos provocam, incentivam nossa motivação. Os estímulos são internos, porém a motivação é interna.
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
2.1.    Teoria de Maslow
Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow consiste na formulação de uma hierarquia de necessidades e desejos:


      




3.2  Teoria de Herzberg
Frederick Herzberg (Lynn, Massachusetts, EUA, 18 de Abril de 1923 - 19 de Janeiro de 2000, Salt Lake City, Utah) foi o autor da "Teoria dos dois fatores" que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas.

 Nesta teoria Herzberg afirmava que:
 A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores";
 A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados "fatores higiênicos".

Fatores higiênicos
Esses fatores estão relacionados com o meio que o funcionário atua, são fatores determinados pela organização, e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, fora do controle dos funcionários, de responsabilidade apenas da empresa e de seus respectivos administradores. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Correspondem à perspectiva ambiental. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Este, escolheu a expressão "higiene" exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.
Fatores motivacionais
Estes fatores são aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
 3.3 Teoria de David McClelland
(20 de Maio de 1917 - 27 de Março de 1998), psicólogo americano, Apresentou 3 necessidades (ou motivos) como os responsáveis pelo comportamento humano. A essa teoria chamou de Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo. Para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram:

NECESSIDADE
MEIO PARA OBTER SATISFAÇÃO
Realização
Competir como forma de auto-avaliação
Afiliação
Relacionar-se cordial e afetuosamente
Poder
Exercer influência
  
A Teoria de McLelland afirma que cada pessoa tem um nível de necessidade diferente da outra. Mas, essas necessidades nunca são nulas, ou seja, sempre haverá um traço dessa necessidade, por menor que seja, principalmente a "Realização", que é a primeira necessidade aprendida durante os primeiros anos de vida.
A base da Teoria afirma que quando um indivíduo consegue algo através de algum motivo, o mesmo meio será utilizado para resolver outros problemas. Isto caracteriza o estilo da pessoa.
Essas necessidades apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.

Os três tipos de necessidades podem, melhor, ser entendidos a seguir:
1.       Necessidade de Realização
 Pessoas que apresentam uma elevada necessidade de realização (Need for Achievement - nAch - Necessidade de Realização) buscam a excelência. Dessa forma, tendem a evitar situações tanto com altos como com baixos riscos. As pessoas com esta necessidade evitam situações de baixo risco porque o sucesso que é atingido facilmente, não é uma realização verdadeira. Em projetos de alto risco, os indivíduos vêem o resultado como uma oportunidade e não como algo vindo dos nossos próprios esforços. Indivíduos de nAch alta preferem o trabalho que tem uma probabilidade moderada de sucesso.
2.       Necessidade de Afiliação
 Aqueles que apresentam uma alta necessidade de afiliação (Need for Affiliation - nAff - Necessidade de Afiliação) necessitam ter relações harmoniosas com outras pessoas e precisam se sentir aceitos pelos demais componentes de um grupo, comunidade ou sociedade. Essas pessoas têm uma tendência a aceitar as normas do seu grupo de trabalho. Pessoas com alta nAff dão preferência ao trabalho que proporcione uma interação pessoal significativa.
3.       Necessidade de Poder
 A Necessidade de uma pessoa para o poder (Need for Power - nPow - Necessidade de Poder) pode ser dividida em dois diferentes tipos: os pessoais e os institucionais. Pessoas com necessidade de poder pessoal, geralmente, necessitam um alto poder pessoal e sentem a necessidade de comandar os demais. Essa necessidade, normalmente é vista como indesejada pelas demais pessoas do grupo. Já os indivíduos que necessitam do poder institucional gostam de organizar as tarefas, deveres e esforços dos demais indivíduos, visando alcançar os objetivos daquele grupo.

4.1  O pensamento de Bergamini

Há diferenciação entre motivação e condicionamento.

•Condicionamento: variáveis extrínsecas como recompensas, punições, advindas do ambiente. No trabalho acontece mais movimento e manipulação do que ações de pessoas realmente motivadas.
A motivação e intrínseca. Ocorre dentro da pessoa.










Modelo basico da motivação
Relação de estímulos:  (relacione os seus estímulos)
1)      Elogios, incentivos, demonstração de confiança.
2)      Solidariedade e reafirmação do valor das pessoas como seres humanos.
3)      Aceitação das possibilidades e dos limites de cada um.
4)      Permissão para as pessoas errarem e incentivo para aprender.
5)      Compartilhar autoridade.
6)      Desafiar as pessoas para que alcancem seu padrão de excelência
7)      Comunicação explícita e eficaz dos padrões organizacionais desejados.
8)      Coerência entre discursos e ações. Educação, sobretudo pelo exemplo.
9)      Concessão do direito de expressar seus sentimentos.
10)   Nunca constranger uma pessoa na frente de outra. Isso humilha e fere a auto-estima.
11)   Estímulo para que as pessoas sintam orgulho do que fazem. A autoridade precisa ser cultivada.



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